(21) 3326-4454

contato@saniplanengenharia.com.br

15/08/2020

A Contaminação Cruzada de Transformadores por Bifenilas Policlroadas (PCBs)

Postado by: Saniplan Engenharia Ambiental

Serviços Saniplan
A Contaminação Cruzada de Transformadores por Bifenilas Policlroadas (PCBs)

Bifenilas Policloradas (PCBs) são compostos orgânicos aromáticos sintéticos fabricados desde a década de 1930, que foram largamente utilizados na formulação de óleos isolantes para transformadores e outros equipamentos elétricos, dentre eles o Askarel.
 
Em decorrência de acidentes com graves consequências ao meio ambiente e à saúde humana, em especial o desastre ocorrido em 1969 em Yusho, no Japão, além de outras ocorrências nos Estados Unidos e Europa, os PCBs passaram a ser considerados tóxicos e foram banidos em todos os países do mundo.
 
No Brasil, em 1981, a Portaria Interministerial 019 proibiu a importação, fabricação e comercialização de PCBs e de novos equipamentos contendo Askarel em todo o território nacional, porém permitiu que os equipamentos que já estavam em operação continuassem em uso, e que fossem preenchidos com outro líquido isolante.
 
Naquela ocasião, muitos proprietários de transformadores com Askarel substituíram este líquido isolante por óleos minerais acreditando que o problema estaria resolvido. Ocorre que o Askarel residual impregnado na parte ativa dos transformadores contamina o óleo mineral originalmente isento de PCBs, que em um segundo momento é enviado para plantas de regeneração, onde contamina os tanques e as máquinas de tratamento espalhando a contaminação para volumes maiores de óleos minerais originalmente isentos de PCBs. O resultado é a chamada “contaminação cruzada”.
 
Adicionalmente, operações corriqueiras de manutenção em transformadores, como a complementação do nível com óleo contaminado, filtragem e tratamento termovácuo utilizando máquinas contaminadas, bem como a ausência de normas para análise de PCBs em óleos isolantes (a primeira norma técnica foi editada apenas em 1997), ajudaram a disseminar e agravar o problema.
 
Hoje, estima-se que um terço dos transformadores em operação, fabricados originalmente com óleo mineral isolante, apresentem algum grau de contaminação por PCBs. Quando a concentração de PCBs no óleo é superior a 50 mg/Kg caracteriza-se a contaminação.
 
Atualmente a legislação vigente proibe a regeneração e a venda de óleos contaminados e de equipamentos contendo óleos contaminados, caracterizando estes como resíduos perigosos e obrigando seus proprietários a lhes darem uma destinação ambientalmente adequada, sob o risco de graves penalidades, inclusive pela prática de crime ambiental.
 
A SANIPLAN é empresa especializada em serviços de eliminação e descontaminação de equipamentos e resíduos contendo PCBs, com quase 30 anos de experiência, devidamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes, e atuante em todo o Brasil.
 
A SANIPLAN oferece serviços que incluem análise, diagnóstico e avaliação das alternativas tecnica e economicamente viáveis para o gerenciamento de óleos, resíduos e equipamentos contaminados por PCBs, incluindo a reclassificação de transformadores.
 
Contatos: (21) 3326-4454 / contato@saniplanengenharia.com.br