(21) 3326-4454

contato@saniplanengenharia.com.br

30/01/2020

Descarte de documentos e a norma DIN 66399

Postado by: Saniplan Engenharia Ambiental

Educação e Entretenimento
Descarte de documentos e a norma DIN 66399

DESCARTE DE DOCUMENTOS E A NORMA DIN 66399

A destruição de documentos é uma ação comum para todas as empresas e as mesmas devem optar por destruí-los ou não após a sua digitalização. No entanto, há uma base jurídica que deve ser respeitada, a Norma DIN 66399, para que sejam destruídos assertivamente e dentro da legalidade necessária.


Mesmo na era da tecnologia, onde a digitalização está em alta, as empresas ainda acumulam diversos tipos de documentos durante anos, como faturas, notas fiscais, arquivos mortos, atas, fichas. Mas nem todos esses podem ser destruídos e há de se respeitar a validade de cada tipo de mídia a ser descartada.
 

Caso a empresa decida por destruir documentos, é necessário um processo com início, meio e fim. E o primeiro passo é realizar uma boa triagem, identificando cada tipo bem como sua validade e conteúdo. O passo seguinte é contratar uma empresa especializada em destruição de documentos e a Saniplan oferece o serviço de destruição segura de mídias (filmes, fitas, CDs, HDs, cartuchos) e de documentos confidenciais, assegurando a inutilização dos dados e a tranquilidade do usuário.

 

A Norma DIN 66399 considera três classes de proteção. A primeira, Segurança básica de dados internos: todo vazamento de informações é prejudicial para qualquer empresa, instituição, organização. Por isso os dados pessoais e empresariais devem ser protegidos e a Proteção 1 exatamente isso. O vazamento destas informações traria um impacto negativo limitado sobre a empresa. Proteção 2: Alta segurança para dados confidenciais. Como o nome sugere, o vazamento de informações sigilosas e financeiras, envolvendo a empresa em questão e terceiros, traria impacto negativo considerável a todos envolvidos. E, por fim, a proteção 3:  Total segurança para dados confidenciais e secretos. A partir deste título, entende-se que o vazamento de qualquer dado sigiloso e confidencial, pode colocar negócios e até vidas e liberdade das pessoas em risco, dependendo do conteúdo desses documentos que forem vazados. Uma vez que esses documentos são vazados, traz impacto negativo de sérias e, talvez, consequências fatais e pode infringir legislações comerciais de preservação de sigilo para as empresas.


Todos esses tópicos são essenciais para que os documentos sejam destruídos de maneira segura e legal, portanto, leve em consideração a confiabilidade e experiência no mercado para que a sua empresa não sofra problemas no descarte de documentos e mídias.