(21) 3326-4454

contato@saniplanengenharia.com.br

19/10/2018

Dicas para facilitar o gerenciamento de resíduos da sua empresa

Postado by: Saniplan Engenharia Ambiental

Serviços Saniplan
Dicas para facilitar o gerenciamento de resíduos da sua empresa

O gerenciamento de resíduos de um negócio é mais do que uma medida ambientalmente adequada, é uma decisão estratégica e juridicamente responsável. A prática deve se tornar uma questão crucial e simplificada para a sua empresa. Mas, como começar?

Veja as dicas de como facilitar a gestão de resíduos no seu ambiente organizacional:

1. Colete todas as informações sobre os resíduos que sua empresa gera

Informação nunca é demais. Faça o levantamento completo de todos os resíduos que sua empresa gera e os aspectos ambientais que devem ser considerados. Pergunte a todos os setores sobre suas atividades e necessidades de descarte. Assim, na hora de traçar a estratégia para a destinação dos resíduos o trabalho será facilitado e sem pendências.

 2. Organize-se com a documentação

Os aspectos legais do Gerenciamento de Resíduos devem ser considerados e respeitados. As normas são uma burocracia necessária para administrar os resíduos de maneira eficiente, com menor impacto e risco possível. Conhecer as leis em âmbito Federal, Estadual e Municipal e preparar a documentação obrigatória com antecedência e entendendo a metodologia aplicada, ajuda o gestor a perceber a relevância e todo o processo de gestão de resíduos sólidos.

3. Realize boas práticas ambientais

Não é porque você tem todo o levantamento, organização, destinação final já programados e estabelecidos que você deve deixar de pensar sobre ações que possam mitigar os impactos ambientais e reduzir os resíduos gerados pela sua empresa. Conscientizar os funcionários da necessidade de preservação e reciclagem e engajar todos os colaboradores na realização de práticas sustentáveis e responsáveis pode trazer grandes benefícios para o seu negócio.

4. Analise os dados constantemente

O acompanhamento crítico e sistemático do seu ambiente organizacional acontece em vários âmbitos da sua empresa, correto? Com o gerenciamento de resíduos não pode e não deve ser diferente. Analise estrategicamente os dados e geração de resíduos e tire deles novas possibilidades e ferramentas de trabalho. O gerenciamento de resíduos não deve ser apenas uma consequência de suas atividades, mas parte de como você administra o seu negócio. Dessa forma, sua empresa pode encontrar soluções que ajudem tanto o meio ambiente, como a redução de custos e desperdício no local de trabalho.

5. Tenha bons parceiros

Com total conhecimento sobre todas as etapas do seu gerenciamento de resíduos, procure empresas idôneas para a destinação final. Seja através de tratamento adequado, reciclagem, incineração, reaproveitamento, certifique-se de escolher empresas aptas a descartar seus resíduos de forma legal e responsável. Afinal, depois de todo trabalho, você não pode deixar que terceiros atrapalhem seu processo de gerenciamento. Busque conhecer as empresas e seus métodos de trabalho e não se influencie somente pelo preço, assim sua gestão de resíduos será completa, segura e eficiente.