notícias

HOME/notícias

Campus Recife da UFPE recebe ação de coleta de resíduos químicos

O Departamento de Nutrição e o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade Federal de Pernambuco passam, nesta quarta-feita, por uma ação de coleta de resíduos químicos gerados a partir de experimentos nos laboratórios e departamentos de pesquisas. A prática de sustentabilidade está sendo realizada em todo o Campus Recife e atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

A estimativa é que mais 10 toneladas de materiais sejam recolhidos até a conclusão do processo, prevista para sexta-feira. Nesta terça-feira, primeiro dia da ação, foram recolhidos 1,6 mil kg de resíduos do Departamento de Antibióticos, do Centro de Biociências, e da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), entre ácido nítrico, clorídrico, solventes, ácidos e bases clorados e não clorados. 

"A primeira etapa aconteceu no fim de abril, quando foram retiradas 10 toneladas e em junho faremos a remoção de mais 10 toneladas, que é a capacidade máxima do caminhão que faz o transporte, totalizando 30 toneladas este ano. Temos 10 centros acadêmicos e a maioria deles gera esse tipo de resíduo. A geração é constante e por isso é preciso uma maior periodicidade. A ideia é realizar a ação sistematicamente a cada seis meses", explicou a 
diretora de Gestão Ambiental da UFPE, Fátima Xavier. A primeira coleta foi feita em 2014, quando também foram removidas 30 toneladas de resíduos, que ficam armazenados em depósitos próprios, instalados em cada prédio.

Devido à natureza inflamável, tóxica e corrosiva, os resíduos químicos não servem para reciclagem. Eles precisam ser destinados de forma correta para não causar danos ao meio ambiente, como a poluição de rios e do solo e também à saúde das pessoas. Os resíduos estão sendo armazenados com segurança em caminhões para serem transportados até a cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde deverão receber o devido tratamento e destinação final. O processo está sendo feito pela Saniplan Engenharia e Serviços Ambientais, empresa carioca especializada.

Fonte: Diário de Pernambuco