O impacto do descarte inadequado de resíduos nas redes de drenagem

Os Serviços de Limpeza Municipais alertam a população para os impactos negativos do descarte inadequado de resíduos nas redes de drenagem, especialmente no período de chuvas. Essa prática pode causar alagamentos, enxurradas, danos ambientais e riscos à saúde pública.

Muitos dos resíduos que entopem os bueiros são de pequeno volume, como papéis de bala, bitucas de cigarro e embalagens plásticas. Esses materiais são levados pela água da chuva até as redes de drenagem ou os corpos hídricos, poluindo-os e impedindo o seu escoamento adequado.

Para evitar esses problemas, os Serviços de Limpeza Municipais recomendam que a população acondicione os resíduos residenciais em sacos específicos para essa finalidade, evitando as sacolinhas menores que podem ser facilmente arrastadas pela força da água. Além disso, os órgãos disponibilizam informações dos dias e horários das coletas de lixo.

O descarte inadequado de resíduos também traz impactos negativos aos cofres públicos. Em 2023, somente o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal investiu R$ 42,5 milhões em soluções para contornar a prática irregular, recolhendo 664,3 mil toneladas de lixo que foram descartadas fora dos locais apropriados. Por isso, é importante a colaboração da população para manter a cidade limpa e segura.

Compartilhe:
Rolar para cima
Abrir WhatsApp
1
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?