SANIPLAN

HOME / SANIPLAN
 

Sobre Nós

 
SANIPLAN Engenharia e Serviços Ambientais Ltda., fundada em 1972, é empresa pioneira no ramo da Engenharia de Resíduos.
 
A SANIPLAN reforça sua missão de oferecer múltiplas soluções para tratamento de resíduos e para outros problemas ambientais sempre considerando as necessidades específicas de cada cliente.
 

Nossa História 

 

A SANIPLAN Engenharia e Serviços Ambientais Ltda. foi fundada em setembro de 1972, sendo pioneira no ramo da Engenharia do Meio Ambiente, com ênfase em gerenciamento de resíduos.
Nos anos 70 e 80 dedicou-se à execução de Projetos de sistemas de limpeza urbana, de estações de transferência e de aterros sanitários para diversos municípios brasileiros, bem como das primeiras centrais de tratamento e disposição de resíduos industriais. Também participou de diversas Consultorias relacionadas ao manejo de resíduos sólidos urbanos e de resíduos perigosos, no Brasil e no exterior.
Já nos anos 90 a SANIPLAN criou sua Divisão de Serviços e passou a oferecer soluções integradas de manuseio, transporte, processamento e destinação de resíduos perigosos, especialmente PCBs e pesticidas, contando com instalações licenciadas e equipe técnica-operacional própria.
Em 2000 a SANIPLAN lançou um serviço inédito voltado para o gerenciamento de resíduos químicos de laboratórios. Passou a oferecer serviços completos de identificação, classificação, acondicionamento, transporte, processamento e destinação destes resíduos, tendo como principais clientes instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil.
Em 2015 a SANIPLAN iniciou um novo capítulo em sua história, inaugurando sua nova unidade operacional em instalações próprias, mais amplas e plenamente licenciadas. As novas instalações físicas possibilitaram o atendimento de novas demandas com maior capacidade, eficiência e otimização.
Como consequência, em 2017 a SANIPLAN pretende disponibilizar novos serviços aos seus clientes. Algumas destas novidades são as seguintes: Logística reversa e destinação de embalagens de aerossóis; destruição de documentos e mídias com informações confidenciais; descaracterização e inutilização de produtos acabados; elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

 

Nossa Estrutura

 
A nova unidade operacional da SANIPLAN foi inaugurada em 2015 e está instalada no município de Duque de Caxias, RJ, sendo plenamente licenciada pelos órgãos ambientais competentes para as atividades de recebimento, classificação, segregação, compatibilização, armazenamento temporário, processamento, acondicionamento e encaminhamento para destinação final de resíduos classes I - perigosos e II - não-perigosos, produtos e resíduos químicos, reagentes fora de especificação, resíduos de serviços de saúde (grupo B), processamento prévio à incineração de equipamentos e resíduos contendo ou contaminados com PCB.
 
A unidade da SANIPLAN possui as seguintes características e utilidades:
 
- Área total de 1.500,00 m2 e área construída de 1.344,77 m2;
- Piso totalmente impermeabilizado com manta sintética e concreto usinado monolítico;
- Canaletas e caixas coletoras, além de kits absorventes para contenção de qualquer vazamento acidental;
- Áreas segregadas e sinalizadas de carga/descarga, processamento e armazenagem, em conformidade com a norma técnica ABNT NBR 12235;
- Equipamentos de movimentação de carga: empilhadeira elétrica, paleteiras e ponte rolante;
- Balança eletrônica de plataforma com aferição INMETRO;
- Cobertura isotérmica com telhas de EPS e 20 exaustores eólicos instalados, além de iluminação com lâmpadas eletrônicas e LED, que proporcionam maior conforto aos colaboradores e economia de energia;
- Sistema de captação de água de chuva, com capacidade de armazenamento de 25 m3, que é utilizada nos sanitários e na irrigação dos jardins, proporcionando economia e sustentabilidade;
- Sistema de vigilância 24 horas, composto por: 16 câmeras de monitoramento com acesso on-line; monitoramento eletrônico de acesso por senhas individualizadas, sensores de presença e de abertura/fechamento com acionamento de alarme local e remoto na central de operações;
- Sistema de combate a incêndio com rede de hidrantes, bomba elétrica e motobomba auxiliar, reservatório de água e extintores classes A, B e C.
- Diversos equipamentos de proteção coletiva instalados, tais como chuveiro lava-olhos, capela de exaustão e um eficiente lavador de gases com capacidade para 4000 m3/min.
 

Nosso Corpo Técnico

O corpo técnico da SANIPLAN é composto por Engenheiros, Químicos e Técnicos Químicos, além de profissionais associados das áreas de Geologia e Segurança do Trabalho.
Os funcionários que compõem as equipes operacionais da SANIPLAN são altamente experientes e recebem frequentes treinamentos exigidos pelas normas regulamentadoras NR-5, NR-6, NR7, NR-23, além de treinamentos para o manuseio de resíduos perigosos e produtos químicos.
Todos os serviços que envolvem manuseio e processamento de resíduos perigosos são realizados por funcionários próprios da SANIPLAN, que possuem, em média, mais de 10 anos de vínculo contratual.